Vereador Cacá Pereira espera conclusão dos trabalhos para implantação dos binários nas ruas João Alencar Guimarães e Major França Gomes

Cacá - plenárioO vereador Cacá Pereira, desde 2013, pede a implantação de binários nas Ruas João Alencar Guimarães e Major França Gomes, entre os bairros da Regional Portão. “Trânsito parado e irritante, conforme definem moradores e usuários da Rua João Alencar Guimarães e Major França Gomes, entre os bairros da Regional Portão. Ali, o pior no trânsito é para os pedestres, que não conseguem atravessar de um lado para outro da via e a dificuldade cresce muito nos horários de pico, em razão do alto fluxo de veículos. A Rua João Alencar Guimarães, com cerca de 2,2 km de extensão, é em mão dupla em sua maior parte, ligando o Portão ao Campo Comprido. As dificuldades no trânsito naquela via são motivo de dezenas de pedidos de moradores, que aportam no meu gabinete diariamente”, disse o vereador, que vem cobrando o benefício desde então. No entanto, a resposta ao um pedido de informação feito pelo vereador à Prefeitura, deixa dúvidas quanto à conclusão dos trabalhos na região.

“Os trechos citados se referem ao projeto 017411, o qual foi elaborado com a anuência do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e no momento encontra-se aguardando a execução, conforme planejamento para aquisição de materiais, orçamentos e processos licitatórios, de acordo com a disponibilidade orçamentária”, diz o texto da resposta, assinada pelo prefeito.

Em 2016, os trabalhos em torno do assunto avançaram – por meio das proposições números 044.08940.2013, da João Alencar Guimarães, e 044.089.39.2013 para a Major França Gomes – e as obras foram garantidas pela administração pública, com anuência do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba). Ainda no ano passado, a revitalização das vias, necessárias para a implantação do binário, foram realizadas, faltando apenas a sinalização que deverá ser feita pela Setran.

A implantação binário na Rua João Alencar Guimarães, entre a Avenida Arthur Bernardes e Rua Herbert Neal, e na Major França Gomes, no trecho entre a Curupaitis e Rua Herbert Neal, servirá para desafogar o trânsito no local, cujo anúncio do atendimento foi feito pelo então prefeito Gustavo Fruet, no início de abril de 2016.

O sistema binário transforma ruas paralelas de mão dupla em vias de sentido único. “Esta é uma obra de extrema importância para a região, uma vez que, em horários de pico, o trânsito fica caótico. A obra atende uma antiga reivindicação da comunidade, que tinha várias frentes organizadas para buscar a concretização desta proposta. Estamos muito felizes em poder ter contribuído com para essa realização”, disse Cacá Pereira. A obra já executada naquelas vias foi de fresa e recape, faltando apenas que a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) fazer a sinalização e a implantação do binário.

Deixe um comentário